segunda-feira, 25 de maio de 2009

Da invenção à evolução...







Dos antigos telefones a manivela, até os minúsculos telefones celulares de hoje, cheios de botões luminosos, foi percorrido um longo caminho, porém, é apenas o início.

Hoje os celulares fazem praticamente tudo. Vão do simples envio de mensagens escritas à recepção de filmes e programas de TV, passando por câmeras digitais, teleconferências, acesso à internet, noticiários, troca de arquivos de computador e a incorporação de sistemas de telelocalização, que permitem a definição da posição geográfica da pessoa atráves de uma rede de satélites.

A disponibilidade de novas funções, fazem com que o celular deixa de ser um mero telefone e passe a ser um suporte eletrônico para os mais diversas ações. A busca por essas novas tecnologias é uma constante para todas as operadoras, e sempre surgirão novos itens para atender a novas demandas.

O surgimento do celular é um capítulo da história do telefone, mas está mais ligado à invenção do rádio. O telefone, criado pelo escocês Alexander Graham Bell em 1876, foi inspirado pelo telégrafo, que conseguia transmitir mensagens entre pontos distantes. Porém, as informações eram em códigos e não em sons.

Graham Bell conseguiu adaptar a tecnologia transmitindo a voz através de um fio. Porém, com os primeiros aparelhos não era possível falar e ouvir ao mesmo tempo. Este feito só foi conseguido mais tarde pelo americado Thomas Edison.

Em 1888, Heinrich Hertz conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio e descobriu que, pelas mesmas, havia a possibilidade de transmitir informações no ar. Esta invenção foi fundamental para a invenção do rádio, e propiciou também que fosse realizada a primeira ligação telefônica entre dois continentes (1914), e a criação do telefone sem fio (1967), elementos fundamentais para se chegar ao celular (1973).

A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abrir de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Motorola. O aparelho utilizado pesava cerca de um quilo e média de 25cm de comprimento por 7cm de largura, com uma bateria que se esgotava após 20 minutos de conversa.

Apesar da comunicação móvel ser conhecida desde o início do século XX, somente em 1947 passou a ser desenvolvida pelo Laboratório Bell, nos Estados Unidos. No início, os aparelhos pesavam meio quilo e os assinantes pagavam 20 mil dólares para entrar no sistema. Entre 1970 e 1980, Suécia e Japão ativaram suas próprias tecnologias. Na década de 80, a tecnologia já estava sendo usada em quase todos os países. A nova revolução do celular, gerou a tecnologia do celular digital.

A evolução da telefonia móvel desdobrou-se em diferentes tecnologias no que se refere à qualidade de operações e à possibilidade de serviços. Os sistemas digitais que primeiro se estabeleceram no mercado são o TDMA, o CDMA e o GSM.

A maior tecnologia digital utilizada no mundo é a GSM, porém, no Brasil, ainda não é a maioria. Segundo pesquisas realizadas em 2004, 52% dos celulares ainda usam o sistema TDMA, 30% utilizam o CDMA, 17% GSM, e ainda há resquícios de aparelhos analógicos, que somam um total de 1%.

O Brasil superou as expectativas da quantidade de celulares. A previsão era de que, em 2005, o número de celulares atingiriam a mesma quantidade dos telefones fixos, mas, esses números foram ultrapassados. Em fevereiro de 2004 a Anatel registrou a existência de 47.865.593 milhões de celulares, enquanto os números de telefones fixos não passou de 40 milhões. Em 2006, os números praticamente duplicaram. Já são mais de 90 milhões de celulares em todo o território nacional.

A concorrência e a busca em atrair os consumidores, tornou as empresas de telefonia, e as fabricantes de aparelhos celulares, as maiores anunciantes do mercado publicitário.

Dos primeiros aparelhos analógicos, a tecnologia evoluiu para a segunda geração, os sistemas digitais, e hoje está atingindo o nível 3G, a terceira geração dos telefones celulares. O CDMA é a tecnologia escolhida para a terceira geração de celulares pois apresenta melhor performance entre as disponíveis para a transmissão de dados via celular.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

O cão no vídeo me faz lembrar do meu cachorro. Antes do meu cão não vai me obedecer. Então, eu contratei um adestramento de animais. Agora meu cão obedece. Ele sempre me ouve e eu amo o meu cachorro.

Anúncio provido pelo BuscaPé