sábado, 15 de agosto de 2009

Susana Vieira.


Sônia Maria Vieira Gonçalves, mais conhecida como Susana Vieira (São Paulo, 23 de agosto de 1942), é uma atriz brasileira.

Biografia:

O pai de Susana, Mario Vieira Gonçalves, era militar e foi adido militar na embaixada do Brasil em Buenos Aires, a mãe, Maria da Conceição Gonçalves, trabalhava no consulado, daí adveio o casamento e o nascimento dos filhos. Susana, batizada como Sônia Maria Vieira Gonçalves, nasceu na Maternidade São Paulo, na capital paulista. Além de Susana, o casal teve mais quatro filhos: Sérgio Ricardo Vieira Gonçalves, Sérvulo Augusto Vieira Gonçalves, a também atriz Susana Vieira Gonçalves e Sandra Vieira Gonçalves.

Como acontece com famílias de diplomatas, Susana viveu em vários países e teve uma educação esmerada, tendo aprendido vários idiomas. Sua primeira infância foi entre Montevidéu, Buenos Aires e Londres. Foi em Buenos Aires que ela estudou balé, apresentando-se várias vezes no Teatro Colón, o melhor teatro daquela cidade. E foi ainda através da dança que, já no Brasil, apareceu num programa da TV Tupi de São Paulo, em 1960. Ganhando cachê e ser ser contratada, começou a participar de vários "TV de Vanguarda" e "TV de Comédia".

Em 1961, Suzana casou-se com o diretor Régis Cardoso. Em 1963, logo depois de ter se formado em balé clássico pelo Teatro Municipal de São Paulo, passou a fazer parte do corpo de baile da TV Tupi, dançando nos programas durante a apresentação de cantores. Foi lá que o diretor Cassiano Gabus Mendes a viu e, achando-a bonita, começou a coloca-la no elenco de teleteatros e telenovelas. Por pressão do marido interrompeu a carreira artística para ser dona-de-casa, mas, depois que nasceu seu único filho em 1964, voltou ao trabalho. Em 1966, atuou em três novelas na TV Exelsior: Almas de Pedra, As Minas de Prata (ambas do diretor Walter Avancini) e Ninguém Crê em Mim. Em 1967, já na TV Tupi atuou em Estrelas no Chão. De 1968 a 1969, atuou em várias novelas da TV Tupi, TV Record e TV Excelsior. Em 1970, Suzana foi contratada pela Rede Globo.

Em 1972, Susana divorciou-se de Régis Cardoso. No ano de 1975, ganhou o seu primeiro troféu APCA como melhor atriz pela atuação na telenovela O Espigão. O segundo troféu veio no ano seguinte pela atuação em A Escalada. Foi somente em 1976 que Susana Vieira fez seu primeiro papel como protagonista de telenovela, na novela Anjo Mau. Nesta novela, Susana fez muito sucesso no papel de Nice, uma moça ambiciosa que não media esforços para conseguir o que queria, por conta das maldades de sua personagem chegou até a ser agredida na rua. A implicância com a personagem era tanta que o público fez até um abaixo assinado para que ela morresse no final da novela e o autor, Cassiano Gabus Mendes, decretou sua morte no último capítulo. Depois de Nice, Suzana se destacou no papel da protagonista da telenovela A Sucessora de 1978 como a insegura Marina Steen. Em 1981, posou nua para a extinta revista Status Plus. Em 1983 aceitou o convite para atuar numa telenovela mexicana, Profesión: Señora. A oportunidade surgiu com o sucesso na América Latina de A Sucessora.

Seu terceiro papel como protagonista foi em 1987, no papel de Marta em Bambolê. Depois disso só foi protagonista em 1995 na novela A Próxima Vítima no papel de Ana Carvalho Rossi, a novela fez grande sucesso pelo suspense ao revelar o nome do assassino de vários personagens no último capítulo, e Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva onde interpretou a batalhadora Maria do Carmo.

Recebeu, em 2002, uma homenagem especial durante a entrega do Prêmio Austragésilo de Athayde, oferecido pela Academia Brasileira de Letras. No mesmo ano participou do CD do cantor Alexandre Pires, Minha vida, minha música, em que Susana narra a faixa de abertura.

Em 2006, participou do quadro Dança no Gelo, do Domingão do Faustão, sendo a segunda a deixar o programa, em 27 de Agosto, 2006.

Vida Pessoal:

Em 1961, casa-se com Régis Cardoso, com quem teve um filho, Rodrigo Otávio Vieira Cardoso, em 19 de setembro de 1964. Divorcia-se em 1972.

Em 1986, casa-se com Carson Gardeazabal, de quem se separa em 2003. Não tiveram filhos.

"No dia 30 de setembro de 2006, Susana Vieira casa-se com o então policial militar Marcelo Silva, 28 anos mais jovem, na cidade do Rio de Janeiro". Os dois haviam se conhecido no carnaval do mesmo ano. No dia 10 de novembro de 2008, ela mesma põe fim ao casamento, após descobrir que o marido tinha uma amante, Fernanda Cunha. Não tiveram filhos. Marcelo foi encontrado morto em 11 de dezembro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, por overdose de cocaína, à qual era usuário desde os catorze anos. Dois meses depois da morte de Marcelo, Susana revelou que o ex-marido roubou dela dinheiro, joias, e chegou a filmá-la tomando banho para chantageá-la, pedindo R$ 500 mil pela gravação.

Susana atualmente namora o mágico Sandro Pedroso, de 25 anos de idade. Sempre gostou de homens bem mais novos.

A atriz é ainda avó de Bruno Vieira Cardoso e Rafael Vieira Cardoso. A aclamada atriz é uma católica devota.

Ultimamente se envolveu em escândalos como os de fotos adulteradas por programas de computador, para dá-la uma aparência mais jovem, e gafes como o caso em que tomou o microfone da mão de uma jovem repórter, e humilhando-a dizendo que não tinha paciência pra quem estava começando.

Prêmios & indicações:

Prêmios:

Indicações:

== UMA DAS FRASES MAIS COMENTADAS SAO QUE SUSANA VIERA DIZ QUE O NAMORADO É UM GATO...E DEVE SER POIS ADORA MUCHIBA. ==

Trabalhos na televisão:


Teatro:

No teatro, seu maior sucesso foi a peça A Partilha, de Miguel Falabella. A montagem ficou sete anos em cartaz com absoluto sucesso. Atuou também em A Vida Passa e em Água Viva, 2003, dirigido por Maria Pia Scognamiglio, baseado no livro de Clarice Lispector.

Nenhum comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé