sábado, 2 de janeiro de 2010

Fausto Silva.


Fausto Corrêa da Silva, conhecido também por Fausto Silva, ou, simplesmente, Faustão, (Porto Ferreira, 2 de maio de 1950) é um radialista, jornalista e apresentador de televisão brasileiro.


Biografia:


Iniciou sua carreira aos quinze anos, como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura, na qual comandou o musical New Pop International. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record, na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na Jovem Pan - Rádio Panamericana. Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo tendo sido contratado pelo jornal O Estado de São Paulo, como reporter esportivo. Foi nessa função que foi levado para a Rádio Globo, em 1977, convidado por Osmar Santos.
Nessa época,
Osmar Santos estava cursando a faculdade de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas e tinha aulas com nomes destacados da política como Eduardo Suplicy e André Franco Montoro; o momento de abertura política entusiasmava muito o locutor, tanto que ele levava para as transmissões futebolísticas artistas importantes, como Lima Duarte, e políticos, como o então sindicalista Luís Inácio Lula da Silva para comentarem o jogo e a situação do país.
Isso impacientou alguns anunciantes que pediram uma providência para o
Sistema Globo de Rádio.


Balancê:


Por obra do diretor da Rádio Globo, Francisco Paes de Barros, e do chefe da equipe de esportes Edison Scatammachia, um horário foi conseguido na Rádio Excelsior para que Osmar Santos extravasasse esse entusiasmo com o programa Balancê, que recebia artistas de teatro e televisão, políticos, contava no humor com a dupla Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova, na apresentação, além de Osmar Santos, com os locutores Juarez Soares, Jorge de Souza, Braga Júnior, Reynaldo Costa e o repórter Castilho de Andrade, na sonoplastia, com a lenda do rádio brasileiro, João Antônio de Souza, o Johnny Black, e na produção com Paulo Matiussi e Yara Peres.
Fausto participava do programa como repórter ou assumindo a apresentação.
Em
1983, com o maior envolvimento de Osmar Santos em projetos em televisão e a ida de Juarez Soares para a TV Bandeirantes, Fausto se torna o primeiro apresentador do Balancê, acentuando o lado cômico com seu jeito escrachado, junto com a dupla de humoristas. Nessa época, assume a produção do programa a então secretária de Osmar Santos, ex-telefonista da Rádio Globo, Lucimara Parisi, e o jornalista Odir Cunha. Em outubro desse mesmo ano, o Balancê passa a ser transmitido com auditório, da lendária Palhaçaria Pimpão, no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, e o escracho e a diversão tomam conta do programa, que não deixa de receber artistas e políticos.


Perdidos na Noite:


Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visita o Balancê. Impressionado, propõe a Fausto e toda a equipe a passagem do programa para a TV. Em março desse ano, vai ao ar pela TV Gazeta o Perdidos na Noite (nome em português de um filme com participação de Jon Voight e Dustin Hoffman) em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passa para a Record, e, em pouco tempo, se desvincula de Goulart de Andrade para assumir uma direção própria.
Em
1986, o Perdidos na Noite passa a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o Brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.


Domingão do Faustão:


A 26 de março de 1989, estreia na Rede Globo, emissora em que até hoje apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, nas tardes de domingo, com a participação de Caçulinha (até 2008) e Lucimara Parisi.
Em maio de
2008, o programa chegou a sua milésima edição, sendo ele o programa de maior rendimento para a TV Globo. Na ocasião diversas personalidades do meio artístico e cultural felicitaram o apresentador. A personalidade mais importante a deixar seu depoimento foi o presidente da república do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, que foi aplaudido pelo auditório.


Vida pessoal:


Fausto foi casado por onze anos com ex-modelo e artista plástica Magda Collares com quem teve a filha Lara. Atualmente é casado com Luciana Cardoso, uma ex-modelo e jornalista, que é 27 anos mais nova que Fausto e com ela ele tem mais dois filhos: João Guilherme e Rodrigo.
Faustão é filho da professora Cordélia e do economista Maury Correa Silva, irmão de
Leonor Corrêa, diretora de TV, atualmente no SBT e de outras quatro irmãs que se dedicaram à educação. É torcedor do Santos F.C., do estado de São Paulo.


Filmografia:



Programas
Balancê: Apresentação – Rádio Excelsior
Perdidos na Noite: Apresentação – Rede Bandeirantes
Safenados e Safadinhos: Apresentação – Rede Bandeirantes
Domingão do Faustão: Apresentação – Rede Globo


Participações Especiais em Novelas:


2008 - A Favorita – Fausto Silva (Ele mesmo)
2005 -
A Lua me Disse - Fausto Silva (Ele mesmo)
1999 -
Suave Veneno - Fausto Silva (Ele mesmo)
1998 -
Pecado Capital - Fausto Silva (Ele mesmo)
1998 -
Torre de Babel - Fausto Silva (Ele mesmo)
1992 -
Deus nos Acuda - Fausto Silva (Ele mesmo)

Nenhum comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé